Subtema:
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índices mensais do comércio varejista
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Grupos de atividades econômicas pesquisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) A pesquisa abrange dez grupos de atividades em correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Deste total, oito segmentos têm receitas geradas predominantemente na atividade varejista e dois (Veículos e motos, partes e peças e Material de construção), abarcam varejo e atacado. São, os seguintes, os grupos de atividade: Combustíveis e lubrificantes; Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Vestuário, calçados e tecidos; Móveis e eletrodomésticos; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Livros, jornais, revistas e papelaria; Outros artigos de uso pessoal e doméstico.
A divulgação dos Índices de Comércio Varejista das atividades relacionadas acima é feita para o nível Brasil e para 12 Unidades da Federação selecionadas: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Neste nível de abrangência geográfica divulga-se, ainda, resultados para Supermercados e hipermercados, que corresponde a um detalhamento da atividade de "Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo".
Alterações no Sistema de Índices do Comércio Varejista A partir de janeiro de 2004, o Sistema de Índices do Comércio Varejista, em relação à série divulgada até dezembro de 2003, apresenta os seguintes aprimoramentos: - Expande a abrangência dos indicadores, passando a incluir o comércio de material de construção. - Passa a divulgar o índice do Comércio Varejista Ampliado, que agrega, aos índices do varejo, as atividades "Veículos, motocicletas, partes e peças" e "Material de construção". - Desagrega as estatísticas classificadas anteriormente como "Demais artigos de uso pessoal e doméstico" nas seguintes atividades: "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos", "Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação", "Livros, jornais, revistas e papelaria" e "Outros artigos de uso pessoal e doméstico". - Amplia a amostra de 5.000 empresas informantes para 9.000 empresas. - Na série completa dos índices (série encadeada): os índices de janeiro de 2000 até dezembro de 2003 têm por período de base o ano de 2000. Os índices de janeiro de 2004 em diante têm por período de base o ano 2003. - A série encadeada desde janeiro de 2000, tem com período de referência, único, a média mensal dos índices de 2003=100. - Dessazonalização da série completa do comércio varejista (janeiro de 2000 em diante) e da série do comércio varejista ampliado (janeiro de 2003 em diante).Utiliza-se como processo de dessazonalização o programa X12 arima. A partir de janeiro de 2012, o Sistema de Índices do Comércio Varejista, em relação à série divulgada até dezembro de 2011, apresenta as seguintes revisões metodológicas: • Atualiza a amostra de informantes para 5.700 empresas, selecionadas a partir do cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da Pesquisa Anual de Comércio – PAC 2008. • Adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual 2.0. • Incorpora a nova estrutura de pesos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, adotada a partir de janeiro de 2012, aos índices específicos de preços utilizados como deflatores, para obtenção de volume de vendas. • Na série completa dos índices (série encadeada): os índices de janeiro de 2000 até dezembro de 2003 têm por período de base o ano de 2000. Os índices de janeiro de 2004 até dezembro de 2011 têm por período de base o ano 2003. Os índices de janeiro de 2012 em diante têm por período de base o ano 2011. • A série encadeada desde janeiro de 2000, tem como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011=100. Ver Pesquisa Mensal do Comércio
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