Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Ocultar/Exibir Subtema:
indicadores de morbidade
A palavra morbilidade provém da palavra latina morbus, que significa tanto doença física, enfermidade, como doença do espírito, paixão. A medida de morbidade é um dos temas centrais da epidemiologia, sendo que sua obtenção apresenta diferentes graus de dificuldade. Também é a taxa de portadores de determinadas doenças em relaçao ao número de habitantes sãos em determinado local ou em determinado doente.

Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento. A quantificação das doenças ou cálculo das taxas e coeficientes de morbidade e morbi-mortalidade são tarefas essenciais para Vigilância epidemiológica e controle das doenças que, por sua vez para fins de organização dos serviços de saúde e intervenção nos níveis de saúde publica podem ser divididas em doenças transmissíveis e Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs.

Periodicidade: Anual Período: 1997-2008
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
acidentes do trabalho
Considera-se acidente do trabalho os “decorrentes das características da atividade profissional desempenhada” (acidentes de trabalho típicos) e os “ocorrido no percurso entre a residência e o local de trabalho e vice-versa” (acidentes de trabalho de trajeto). Número de acidentes do trababalho, por mil trabalhadores segurados da Previdência Social, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

  trabalhadores segurados da Previdência Social
São considerados trabalhadores segurados da Previdência Social apenas os que possuem cobertura contra incapacidade laborativa decorrente de riscos ambientais do trabalho.


Comentário:
Estima o risco de um trabalhador segurado da Previdência Social sofrer acidente do trabalho,neste grupo populacional em intervalo de tempo determinado.

Indica o nível de segurança no trabalho e a eficácia das medidas preventivas adotadas pelas empresas, no caso de acidentes de trabalho típicos, e o risco de um trabalhador acidentar-se no seu deslocamento entre a residência e o local de trabalho e vice-versa, no caso de acidentes de trabalho de trajetos.
Tipo de dado:
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
MPAS/Coordenação Geral de Estatística e Atuária - CGEA/DATAPREV
http://www.ripsa.org.br/fichasIDB/record.php?node=d.7&lang=pt&version=ed4



Ocultar/Exibir  Nota   

(*)taxa de incidência: casos por 1.000 trabalhadores com cobertura contra incapacidade laborativa decorrente de riscos ambientais de trabalho.
1. tabulações por faixa etária ou sexo, estão suprimidos os casos com idade ou sexo ignorados, respectivamente.
2. dados por sexo não estão disponíveis para 1999 e 2000.
3. número de segurados corresponde ao número médio contribuintes empregados. Não inclui dados de Segurados Especiais.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística