Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Subtema:
indicadores de recursos
Periodicidade: Irregular Período: 1990-2009
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
Número de leitos hospitalares públicos e privados, vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Comentário:
Interpretação
Mede a relação entre a oferta de leitos hospitalares e a população residente na mesma área geográfica.
É influenciado por fatores socioeconômicos, epidemiológicos e demográficos, tais como nível de renda,composição etária, oferta de profissionais de saúde, políticas públicas assistenciais e preventivas. Em geral, a concentração de leitos está associada ao maior poder aquisitivo da população e à demanda por serviços especializados, condições que atraem investimentos do setor privado de saúde.
Usos
Analisar variações geográficas e temporais na oferta de leitos hospitalares públicos e privados, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas voltadas para a assistência médico-hospitalar.
Limitações
Inclui a demanda hospitalar por parte de pessoas não residentes, o que altera a relação de proporcionalidade dos leitos disponíveis para a população residente.
Inexistem padrões nacionais ou internacionais validados para análises comparativas, pois o indicador expressa uma combinação de fatores inerentes a realidades regionais ou locais distintas.
Rede Inteeagencial de Informação para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2010.
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE, Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária, 1990,1992,1999,2002,2005,2009. APUD Ministério da Saúde.
ver Ministério da  Saúde/Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2010








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística