Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Subtema:
indicadores de recursos
Periodicidade: Anual Período: 2000-2008
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
Gasto público com saúde por habitante, segundo a esfera de governo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Comentário:
Interpretação
Mede a dimensão do gasto público total com saúde por habitante, sinalizando o montante médio de recursos públicos disponíveis por habitante em cada Unidade da Federação.
Mede a participação absoluta de cada esfera de governo no financiamento do Sistema Único de Saúde.
Usos
Analisar variações geográficas e temporais do gasto público com saúde por habitante, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de saúde.
Limitações
Em comparações intertemporais é necessário atualizar os valores para preços de um determinado ano por um índice, de forma a eliminar as variações devidas ao processo inflacionário e medir apenas a variação real dos valores gastos por habitante.
No caso do gasto federal, não foram excluídos os restos a pagar que tenham sido cancelados (cerca de R$ 900 milhões desde 2000).
Não foi considerado o repasse do Governo Federal referente ao Fundo Constitucional do Distrito Federal, que se destina ao pagamento de pessoal da saúde, educação e segurança pública do Governo do DF3.
(Rede Inteeagencial de Informação para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2009)
Tipo de dado: Absoluto
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Ministério da Saúde/Secretaria Executiva/Área de Economia da Saúde e Desenvolvimento/Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS (Gasto Estadual e Municipal); SPO/SE e Fundo Nacional de Saúde - FNS (Gasto Federal). IBGE: base geográfica. 
ver Ministério da Saúde/Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2010



Ocultar/Exibir  Nota   

1. Todos os gastos apresentados são gastos públicos com saúde.
2. Valores per capita em reais.
3. Valores de 2000 a 2004 revistos em relação ao IDB anterior.
4. Veja as Notas Técnicas referentes à metodologia de cálculo dos gastos estaduais e municipais.
5. As Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde são aquelas definidas na quinta e sexta diretrizes da Resolução 322/2003 do Conselho Nacional de Saúde. No âmbito federal, além da exclusão da despesa com inativos e pensionistas, foram excluídas as despesas com o pagamento de juros e amortização da dívida e com o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza.
6. A partir de junho de 2004, a despesa com pessoal do Ministério da Saúde executada pelos Estados foi centralizada no Distrito Federal. Para minimizar a distorção do gasto público federal com saúde entre os Estados optou-se por contabilizar esta despesa com pessoal na rubrica "Nacional".






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística