Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

O Banco de Dados Séries Estatísticas & Séries Históricas tem por objetivo disseminar, para um público diversificado (instituições governamentais, setor privado, área acadêmica, estudantes, ONGs), informações provenientes de dados oficiais oriundos de pesquisas do IBGE, em sua maior parte, e de outras fontes governamentais. Ordenadas segundo um intervalo de tempo, essas informações constituem Séries Estatísticas Históricas sendo, em muitos casos, séries longas (períodos superiores a 20 anos). Tais Séries se caracterizam pela natureza socioeconômica e demográfica de suas informações e também por apresentarem os conceitos das variáveis envolvidas, bem como as mudanças que sofreram ao longo do período considerado, além da notificação, sempre quando for o caso, de alterações metodológicas na pesquisa geradora dos dados.

Os temas contemplados pelas Séries Estatísticas & Séries Históricas reúnem um acervo de informações sobre a realidade brasileira em suas dimensões social (educação, habitação, trabalho, saúde, organização familiar), demográfica (características da população, dinâmica demográfica e indicadores demográficos) e econômica ( sistema de contas nacionais; índices de preços, de produção e de comércio; agropecuária) que, sem excluir os dados de anos recentes, cobrem períodos tão longos quanto possível.


Séries Históricas no IBGE

O IBGE vem produzindo séries históricas desde os primeiros anos de sua criação: as primeiras séries, cobrindo o período de 1911-1940, foram reunidas na publicação Repertório Estatístico do Brasil: Quadros Retrospectivos no. 1 (Separata do Anuário Estatístico do Brasil, Ano V, 1939/1940).

Posteriormente, as séries foram publicadas sob os títulos O Brasil em Números, que teve duas edições, a de 1960 e a de 1966 (*) e Brasil - Séries Estatísticas Retrospectivas, que teve dois números publicados, um em 1970 e outro em 1977. Na mesma década de 1970, foram publicados dois Relatórios de Indicadores Sociais (1977, 1979): o primeiro, contendo séries nos capítulos relativos a aspectos demográficos, mão-de-obra e educação; o segundo, com um volumoso trabalho de compilação de séries, abrangendo os temas de população e famílias, mão-de-obra (divisão regional e setorial do trabalho), distribuição de renda, educação, saúde, habitação.

Em 1986, por ocasião da comemoração dos 50 anos do IBGE, foi feito um novo investimento na compilação e organização das séries históricas. Trata-se do 3º volume da 2ª. edição de Estatísticas Históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988, obra que integra a coleção Séries Estatísticas Retrospectivas (1970;1977) e que contém séries históricas em diversos temas da área econômica, bem como nos temas de população, escravidão e mão-de-obra.

Desde 2004, o Anuário Estatístico do Brasil em CD-ROM traz séries históricas dos principais temas pesquisados pelo IBGE. É importante citar, também, o Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA , que pode ser consultado no endereço http://www.sidra.ibge.gov.br/.


IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística