Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.
A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação. As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.
Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).
culturas (lavouras) permanentes Culturas de longo ciclo vegetativo, que permitem colheitas sucessivas, sem necessidade de novo plantio.valor da produção Produção obtida multiplicada pelo preço médio ponderado.Informações sobre a Pesquisa Agrícola Municipal: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pam/2009/PAM2009_Nota_Tecnica.pdf
1 - Os municípios sem informação para pelo menos um produto da lavoura temporária não aparecem nas listas;2 - A partir do ano de 2001 as quantidades produzidas dos produtos abacate, banana, caqui, figo, goiaba, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, marmelo, pera, pêssego e tangerina passam a ser expressas em toneladas. Nos anos anteriores eram expressas em mil frutos, com exceção da banana, para a qual era utilizado mil cachos.3 - Até 2001 café (em coco), a partir de 2002 café (beneficiado ou em grão).4 - Valores para a categoria Total indisponíveis para a variável Quantidade produzida, pois as unidades de medida diferem para determinados produtos..