Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
índice de preços
Os índices de preços são produzidos visando a avalição de determinados objetivos da política econômica do governo e são utilizados como indexadores na economia. A indexação formal ou informal ocorre sempre quando há reajustamento de preços, salários, aluguéis com base nas variações dos índices de preços ocorridos num período determinado. Essas indexações têm como objetivo compensar os efeitos da alta de preços ( inflação) passada sobre os valores reais de rendimentos e ativos.

O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).

A Fundação Getulio Vargas iniciou a elaboração regular de séries de índices de preços em 1944. Para períodos anteriores, dispõe-se de poucos indicadores dos movimentos dos preços.

No IBGE, o SNIPC foi definido em 1978 com a finalidade de produzir, contínua e sistematicamente, dois índices metropolitanas ( IPC e IPC Amplo), a partir dos quais são obtidos os índices nacionais: Indice Nacional de Preços ao Consumidor ( INPC), produzido mensalmente desde março de 1979 e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também produzido mensalmente desde dezembro de 1979. 

Ver Haddad, P. e Versiani, F. : Índice de Preços. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990 pp 141-297.

Subtema:
IPCA-E - Índices Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial
Periodicidade: Mensal Período: jan/1992 a jul/1999
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial(IPCA-E)
Acompanha a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias residentes em áreas urbanas com rendimento familiar monetário compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais, quaisquer que sejam as fontes de rendimento.

Abrangência geográfica
As pesquisas são feitas nas Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.


Comentário:
- O IPCA-E foi criado em 1991 com a finalidade de reajustar a Unidade Fiscal de Referência - UFIR.2 - IPCA-E/1992.
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial  jan/1992 a jul/1999
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1 - IPCA-E/1992 - Excepcionalmente, o IBGE não divulgou os resultados dos meses de junho a setembro de 1992, tendo sido estes arbitrados pelo Governo Federal.
2- IPCA-E/1993 - Excepcionalmente, o IBGE não calculou os resultados de maio e junho de 1993, conforme o disposto na legislação, tendo sido estes arbitrados pelo Governo Federal para a correção da UFIR.
3 - Com a atualização das Estruturas de Ponderação obtidas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2002-2003, foram introduzidos aperfeiçoamentos na classificação dos produtos e serviços que compõem as estruturas. Com isso foram criadas novas tabelas, a partir de julho de 2006, contendo os dados com as estruturas atualizadas:
4 -  Em  agosto de 1999  foram criadas três novas séries a partir  das séries Transporte e Comunicação  e Despesas Pessoais: 1 - Transporte; 2 -  Comunicação; 3 - Educação, cursos, leitura e papelaria cujos ítens deixaram de compor a série Despesas Pessoais.







IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística