Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.
1. FamíliaO padrão das famílias brasileiras pode ser analisado através dos resultados de pesquisas do IBGE, principalmente, PNAD e Censo Demográfico. Tipos de família ( família unipessoal, casal com ou sem filhos, mulher sem cônjuge), tamanho da família, características de sexo e idade das pessoas de referência da família são indicadores que, combinados, revelam esse padrão. Uma comparação, no tempo e no espaço, desse padrão deve considerar as características sócio-culturais e demográficas dos períodos e dos lugares selecionados para análise. O nível de educação, a taxa de atividade feminina e o tipo de inserção da mulher no mercado de trabalho, o consumo de equipamentos domiciliares modernos (freezer, máquina de lavar, computador e internet), são algumas das características sócio-culturais que impactam os hábitos das famílias, traduzidos pelos indicadores demográficos de fecundidade e nupcialidade.
(Ver os temas: População e Demografia; Educação; Mercado e Força de Trabalho)2. DomicílioAs condições de vida da população brasileira podem ser avaliadas, dentre outros indicadores, pelo padrão de moradia no país. Através dos resultados de pesquisas do IBGE, domiciliares censitárias, Censo Demográfico, e domiciliares amostrais, PNAD, é possível acompanhar o desenvolvimento desse padrão, que é constituído dos indicadores de acesso aos serviços públicos urbanos (abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo; transporte e lazer); indicadores de qualidade dos domicílios ( tipo de material utilizado na construção da moradia), indicadores de condição de ocupação do domicílio (próprio, alugado, cedido) e do terreno onde está construído; indicadores de acesso aos bens duráveis modernos, tais como freezer, computador, internet, os quais expressam as transformações ocorrendo no País. Na avaliação desses indicadores, além das desigualdades sócio- econômicas e cultural das famílias, deve-se levar em conta as heterogeneidades regionais e a situação rural e urbana dos domicílios. Fontes de dadosPesquisas domiciliares do IBGE, principalmente, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) e Censo Demográfico.
domicílio (domicílio particular permanente) Local de moradia estruturalmente separado e independente, constituído por um ou mais cômodos. A separação é caracterizada pela limitação do local de moradia por paredes, muros, cercas etc., na cobertura por um teto. A independência é caracterizada pelo acesso direto ao local moradores possam entrar e sair sem passar por local de moradia de outras pessoas.Classificação da informação1 - Tem: para domicílio onde existir uma ou mais linhas telefônicas instaladas, inclusive as que sejam partilhadas, através de extensão de linha de outra unidade domiciliar ou não residencial, ramal de uma certa central telefônica comunitária, etc; 2 - Não tem ( Pnads 2001 em diante): para domicílio onde não houver linha telefônica instalada ou somente telefone celular. 2 - Não tem ( Pnads até 1999): para domicílio onde não houver linha telefônica instalada . 9 - Sem declaração