Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Ocultar/Exibir Subtema:
indicadores de cobertura - cobertura vacinal

Altas taxas de cobertura vacinal
Alguns técnicos argumentam que altas taxas de cobertura seriam devidas a erros nas estimativas populacionais, que ao levarem em conta a tendência demográfica de década anterior tendem a superestimar o número de menores de um ano de idade. No caso desse indicador isso não se aplica já que as coberturas são sempre muito elevadas e caso houvesse alguma tendência a superestimar o denominador, isso serviria apenas para reduzir as taxas de cobertura e não aumentá-las. É importante ressaltar que altas coberturas vacinais, são também influenciadas pelo denominador. Um exemplo é onde a base de cálculo é o SINASC e este sistema de informação não apresenta boa cobertura (maior ou igual a 90% dos nascimentos estimados), ou quando as estimativas populacionais estão subdimensionadas, ou ainda pela superenumeração do numerador (erros de registros elevando o número de doses aplicadas). (Rede Interagerencial de Informações para a Saúde, RIPSA. Comentários sobre os indicadores de cobertura até 2006)

Periodicidade: Anual Período: 2003-2009
Ocultar/Exibir Definição

Definição:
Percentual de crianças vacinadas com vacina TetraValente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Ministério da Saúde/SVS - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e base geográfica do IBGE e Sinasc.
ver Ministério da Saúde/Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2009



Ocultar/Exibir  Nota   

1. Informações não disponíveis para AL, AP, DF, MG, MS, PB, PR, RJ, RS, SE, SP e TO em 1994, para MG, MS e TO em 1995 e para MG em 1996.
2. Para poliomielite, só estão incluídas as vacinações de rotina.
3. A partir de 2003, a vacina contra sarampo foi substituída pela Tríplice Viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola) em crianças de 1 ano e a vacina Tetravalente (DTP + Hib) substitui as vacinas DTP (difteria, coqueluche e tétano) e Hib (Haemophilus influenzae tipo b), sendo que esta havia sido implantada em 1999.
4. Informações para DPT e Hib em 2001 e 2002 incluem doses de vacina tetravalente.
5. A população-alvo utilizada para cálculo das coberturas vacinais é determinada como se segue:
- Até 2000, o número de crianças menores de 1 ano é obtido a partir de estimativas populacionais não revisadas pelos Censos e Contagens Populacionais.
- De 2001 a 2005, para os estados do AC, AP, DF, ES, GO, MS, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SE e SP, o número de crianças menores de 1 ano e de 1 ano é o número de nascidos vivos captados pelo Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC). Para os demais estados, a fonte são as estimativas populacionais do IBGE.
- A partir de 2006, para todos os estados o número de crianças menores de 1 ano de 1 ano é o número de nascidos captados pelo Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC).
- Dados de 2007 atualizados em relação ao IDB anterior, devido à atualização dos dados oriundos do SINASC.
6. Para mais detalhes, veja as Notas Técnicas do SI-PNI.







IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística