Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Subtema:
indicadores de recursos
Periodicidade: Anual Período: 1990-2009
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
Número de profissionais de saúde em atividade, por mil habitantes, segundo categorias, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Comentário:
Interpretação
Mede a disponibilidade de profissionais de saúde, por categorias selecionadas, segundo a sua localização geográfica.
Expressa o número de profissionais considerados em atividade pelos conselhos regionais das categorias correspondentes.
É influenciado pelas condições socioeconômicas regionais e, em menor escala, por políticas públicas deatenção à saúde.
Usos
Analisar variações geográficas e temporais da distribuição de profissionais de saúde, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas voltadas para a prestação de serviços de saúde, assim como para a formação de profissionais de saúde e sua inserção no mercado de trabalho.
Limitações
Inexistem padrões nacionais ou internacionais validados. Alguns deles, que têm sido usados para comparação (por exemplo, pelo menos um médico por mil habitantes), não se aplicam a todas as realidades.
Desconhece-se a existência de processos de verificação do exercício efetivo da atividade profissional, conduzidos pelos conselhos.
Não discrimina os profissionais em atividade assistencial ou gerencial.
Há possibilidade de imprecisões como duplicação de registro, em decorrência do processo de consolidação nacional dos dados, que é feita por solicitação anual do Ministério da Saúde diretamente aos conselhos regionais de cada categoria profissional.
(Rede Inteeagencial de Informação para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2010)
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES): Sistema de Informações de Recursos Humanos para o SUS - SIRH (a partir dos registros administrativos dos conselhos profissionais) e base demográfica do IBGE.
ver Ministério da Saúde/Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2010








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística