Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
índice de preços
Os índices de preços são produzidos visando a avalição de determinados objetivos da política econômica do governo e são utilizados como indexadores na economia. A indexação formal ou informal ocorre sempre quando há reajustamento de preços, salários, aluguéis com base nas variações dos índices de preços ocorridos num período determinado. Essas indexações têm como objetivo compensar os efeitos da alta de preços ( inflação) passada sobre os valores reais de rendimentos e ativos.

O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).

A Fundação Getulio Vargas iniciou a elaboração regular de séries de índices de preços em 1944. Para períodos anteriores, dispõe-se de poucos indicadores dos movimentos dos preços.

No IBGE, o SNIPC foi definido em 1978 com a finalidade de produzir, contínua e sistematicamente, dois índices metropolitanas ( IPC e IPC Amplo), a partir dos quais são obtidos os índices nacionais: Indice Nacional de Preços ao Consumidor ( INPC), produzido mensalmente desde março de 1979 e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também produzido mensalmente desde dezembro de 1979. 

Ver Haddad, P. e Versiani, F. : Índice de Preços. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990 pp 141-297.

Ocultar/Exibir Subtema:
Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA 15)

O IPCA-15 tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura de 90 % das famílias pertencentes as áreas urbanas de cobertura do SNIPC, qualquer que seja a fonte dos rendimentos.

População Alvo
A população objetivo do IPCA -15 é representada pelas famílias residentes em áreas urbanas com rendimento familiar monetário compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais, qualquer que seja as fontes de rendimento.

Abrangência Geográfica
O IPCA-15 apresenta a mesma cobertura geográfica do SNIPC, ou seja, abrange nove regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba), além de Brasília e do município de Goiânia.

Periodicidade: Mensal Período: 2012/fev-2018/jul
Ocultar/Exibir Definição

Definição:
IPCA-15
O IPCA-15 é o próprio IPCA, porém considerando-se outro período de coleta de preços, ou seja, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.

Tipo de dado:
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo15
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

Com a atualização das Estruturas de Ponderação, obtidas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2008-2009, foram introduzidos aperfeiçoamentos na classificação dos produtos e serviços que compõem as estruturas dos índices de preços. Com isso, foram criadas novas tabelas, a partir de janeiro de 2012 para o IPCA e INPC e fevereiro de 2012 para o IPCA-15, contendo os dados com as estruturas atualizadas. Os dados de períodos anteriores são disponibilizados em outras tabelas.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística