Definição:
taxa de mortalidade infantil
- Frequência com que ocorrem os óbitos infantis (menores de um ano de idade) em uma população em relação ao número de nascidos vivos em determinado ano civil. (Síntese dos Indicadores Sociais, IBGE)
- Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. ( Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) - Ministério da Saúde/SVS.)
Comentário:
A taxa de mortalidade infantil está estreitamente relacionada ao rendimento familiar, ao nível de fecundidade, à escolaridade das mães, à nutrição e ao saneamento ambiental.
É um indicador que permite avaliar a disponibilidade do acesso aos serviços e recursos relacionados à saúde, tais como a atenção ao pré-natal e ao parto, a cobertura vacinal contra doenças infecciosas infantis, a implantação da Terapia de Reidratação Oral (TRO), a disponibilidade de saneamento básico, entre outros.
A redução da mortalidade infantil ocupa um lugar de destaque entre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que visa proporcionar às pessoas em geral, condições de vida adequadas à sua sobrevivência digna.