Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
agropecuária

A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação.
   As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham  periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.


Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).


Subtema:
produção agrícola municipal (PAM)
Periodicidade: Anual Período: 1990-2016
Ocultar/Exibir Definição

Definição:
culturas (lavoura) temporárias 
Culturas de curta ou média duração, geralmente com ciclo vegetativo inferior a um ano, que após a colheita necessita de novo plantio para produzir.

Definições e Comenários da Pesquisa Agrícola Municipal, ver: https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pam/2009/PAM2009_Nota_Tecnica.pdf

Tipo de dado:
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE - Produção Agrícola Municipal
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1 - Os municípios sem informação para pelo menos um produto da lavoura temporária não aparecem nas listas;
2 - Os produtos girassol e triticale só apresentam informação a partir de 2005.








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística