Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Ocultar/Exibir Subtema:
indicadores de morbidade
A palavra morbilidade provém da palavra latina morbus, que significa tanto doença física, enfermidade, como doença do espírito, paixão. A medida de morbidade é um dos temas centrais da epidemiologia, sendo que sua obtenção apresenta diferentes graus de dificuldade. Também é a taxa de portadores de determinadas doenças em relaçao ao número de habitantes sãos em determinado local ou em determinado doente.

Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento. A quantificação das doenças ou cálculo das taxas e coeficientes de morbidade e morbi-mortalidade são tarefas essenciais para Vigilância epidemiológica e controle das doenças que, por sua vez para fins de organização dos serviços de saúde e intervenção nos níveis de saúde publica podem ser divididas em doenças transmissíveis e Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs.

Periodicidade: Anual Período: 1990-2008
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
  casos de dengue
Número de casos novos confirmados de dengue (clássico e febre hemorrágica da dengue – códigos A90-A91 da CID-10), por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

  caso confirmado
 Caso confirmado de dengue baseia-se em critérios adotados pelo Ministério da Saúde para orientar as ações de vigilância epidemiológica da doença em todo o país.


Comentário:
Estima o risco de ocorrência de casos de dengue, em períodos endêmicos e epidêmicos, numa determinada população em intervalo de tempo determinado.

 Está relacionada à picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus da dengue (grupo dos flavivírus), dos sorotipos 1, 2, 3 ou 4. O vetor está presente em todos os estados Brasileiros, com circulação simultânea dos sorotipos 1, 2 e 3 do vírus da dengue em 24 unidades federadas em 2005. Não há registro da circulação do tipo 4 no Brasil.

Estão associadas a condições socioambientais propícias à proliferação do Aedes aegypti e a insuficientes ações de controle vetorial. (RIPSA, Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2009)
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Fonte: MS/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN


Ocultar/Exibir  Nota   

1. Taxa de incidência: casos por 100.0000 habitantes
 2. Situação da base de dados em agosto/2010.
 3. Informações apresentadas segundo local de residência e ano dos primeiros sintomas consideradas todas as notificações, exceto as descartadas para dengue, pois em situação de epidemia não é possível investigar todos os casos.
4. Nas tabulações por faixa etária, estão suprimidos os casos com idade ignorada. Informações por idade, capital e região metropolitana disponíveis a partir de 1999.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística