Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Tema:
saúde - recursos e cobertura vacinal e mortalidade
Subtema:
indicadores de recursos
Periodicidade: Anual Período: 1995-2009
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
gasto federal com saúde como proporção do PIB

Percentual do Produto Interno Bruto (PIB) nacional que corresponde ao gasto público federal saúde, no ano considerado.


Comentário:
Interpretação
Mede a dimensão do gasto federal com saúde em relação ao valor total da economia (PIB).
Indica a participação relativa dos vários itens de gasto direto e indireto com saúde, no nível federal.

Usos
Analisar variações geográficas e temporais do gasto público federal com saúde em relação ao PIB, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
Delinear a participação da esfera pública federal da saúde no total da economia do país (PIB).
Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de saúde. Inexistem padrões validados sobre o conceito de gasto com saúde, o que dificulta a comparação com dados produzidos por outras fontes oficiais.

Limitações
Exclui gastos com saúde destinados a clientelas fechadas, como os realizados por hospitais da estrutura dos ministérios militares, bem como despesas com a assistência médica e odontológica prestada a servidores públicos federais, que são classificadas como benefícios a estes servidores. O indicador é influenciado por variações do PIB, mesmo que o gasto com saúde se mantenha constante.
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos Sociais (Disoc): estimativas anuais,elaboradas a partir de informações do Ministério da Fazenda: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) do Ministério do Planejamento; Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) e do IBGE: Contas Nacionais, apud (Rede Inteeagencial de Informação para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2009
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Fonte: IPEA/DISOC - estimativas anuais a partir dos dados do SIAFI/SIDOR e das Contas Nacionais do IBGE, apud Rede Inteeagencial de Informação para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações, 2009


Ocultar/Exibir  Nota   

1. Em "Outras transferências" consideram-se as transferências às intituições privadas e ao exterior.
2. Dados de 2006 e 2007 alterados em relação ao IDB anterior.








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística