Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

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educação

Educação
A educação escolar que,  nos tempos mais longíquos, exercia um papel de mera complementação da educação em casa, hoje vem alcançando uma importância cada vez maior, seja no mercado de trabalho para atender às exigências do desenvolvimento econômico, seja na formação de cidadãos para viver num mundo globalizado, tecnológico e com grande disponibilidade de informações.
 
As estatísticas educacionais cobrem duas áreas complementares de informação:

- estatísticas sobre instrução da população ( taxas de alfabetização, de frequência a escola, de escolarização, média de anos de estudo) que devem estar associadas a variáveis demográficas, sociais e econômicas (idade, sexo, renda, cor ou raça e situação de domicílio rural/urbano). 
        
- estatísticas sobre o sistema de ensino nos estabelecimentos escolares (fluxos de matrícula, taxas de aprovação, reprovação, evasão, distorção aluno/série, pessoal docente e rede escolar ), que devem estar referenciados à dependência administrativa ( federal, estadual, municipal, privado, público) e à localização rural/urbana.
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Fontes de dados         
 
Fontes de dados importantes para a construção de indicadores de educação, ou de instrução da população, no nível nacional (Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios), são as pesquisas domicilires(*) realizadas pelo IBGE: censo demográfico e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD. 

São fontes de dados importantes para a construção dos indicadores de eficiência e qualidade do ensino os Censos Escolares realizados pelo Ministério de Educação - MEC. Ver em http://www.inep.gov.br/.

(*)Pesquisas domiciliares: pesquisas nas quais os informantes são os moradores.
Diferem das pesquisas de estabelecimentos: pesquisas onde os informantes são os estabelecimentos de ensino.


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eficiência do sistema de ensino e rendimento escolar

A eficiência do sistema educacional pode ser examinada através dos indicadores evolução das matrículas, das taxas de aprovação, repetência, de evasão e de distorção série/idade, nos níveis de ensino fundamental e médio.
Entretanto, a combinação da eficiência com equidade em relação à renda, gênero e raça, bem como com a qualidade do ensino, não pode ser ignorada na avaliação da situação presente do sistema educacional.

O rendimento escolar, é o resultado da avaliação do aproveitamento e da apuração da assiduidade alcançada pelo aluno, em função de parâmetros legais, durante ou ao final do período letivo  (Thesauros Brasileiro da Educação/Inep). 
    Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de uma escola e admitido em outra, ou que deixou de frequentar a escola (afastado por abandono).


Periodicidade: Anual Período: 1999-2006
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Definição:

taxa de distorção idade-série:
Não adequação teórica entre a série e a idade do aluno.

- idade adequada
No caso brasileiro, no sistema educacional seriado, considera-se a idade de 7 anos como a idade adequada para ingresso no ensino fundamental, cuja duração, normalmente, é de 8 anos. Seguindo este raciocínio é possível identificar a idade adequada para cada série. Este indicador permite avaliar o percentual de alunos, em cada série, com idade superior à idade recomendada.
- critério para identificar os alunos com distorção idade-série:
Como o Censo Escolar obtém a informação sobre idade por meio do ano de nascimento, foi adotado o seguinte critério:
considerando o Censo Escolar do ano t e a série k do ensino fundamental, cuja a idade adequada é de i anos, então o indicador será expresso pelo quociente entre o número de alunos que, no ano t, completam i + 2 anos ou mais (nascimento antes de t -[i + 1]), e a matrícula total na série k. A justificativa deste critério é que os alunos que nasceram em t - [i + 1], completam i + 1 anos no ano t e, portanto, em algum momento deste ano (de 1º de janeiro a 31 de dezembro) ainda permaneciam com i anos e, por isso, o critério aqui adotado, considera estes alunos como tendo idade adequada para esta série. Os que nasceram depois de t - [i + 1] completam, no ano t, i anos ou menos.



Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Ocultar/Exibir Fonte:
MEC/INEP/Censo Escolar EdudataBrasil

Sobre o Censo Escolar:
Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de
informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades:
ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Ver Censo Escolar

Censo Escolar da Educação Básica: alterações metodológicas na coleta de dados.
A partir de 2007, o censo escolar adotou uma nova sistemática de coleta de dados,
que possibilitou a incorporação de novas informações, mas implicou tanto em
modificações de procedimentos quanto em alterações metodológicas e conceituais: passou
a ser coletado por aluno, por docente, escolas e tumas em formulários específicos e
individualizados, de modo a que cada aluno e cada docente possui um código de
identificação (ID). Até 2006, era coletado por estabelecimento de ensino.

Ver comentários sobre as alterações em :
Portal Inep/Informações Estatísticas/Sinopse Estatística/Sinopse do Professor 2007/ Texto_Introdutorio_Sinopse_Professor_2007_11Mai09.pdf









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