Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

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educação

Educação
A educação escolar que,  nos tempos mais longíquos, exercia um papel de mera complementação da educação em casa, hoje vem alcançando uma importância cada vez maior, seja no mercado de trabalho para atender às exigências do desenvolvimento econômico, seja na formação de cidadãos para viver num mundo globalizado, tecnológico e com grande disponibilidade de informações.
 
As estatísticas educacionais cobrem duas áreas complementares de informação:

- estatísticas sobre instrução da população ( taxas de alfabetização, de frequência a escola, de escolarização, média de anos de estudo) que devem estar associadas a variáveis demográficas, sociais e econômicas (idade, sexo, renda, cor ou raça e situação de domicílio rural/urbano). 
        
- estatísticas sobre o sistema de ensino nos estabelecimentos escolares (fluxos de matrícula, taxas de aprovação, reprovação, evasão, distorção aluno/série, pessoal docente e rede escolar ), que devem estar referenciados à dependência administrativa ( federal, estadual, municipal, privado, público) e à localização rural/urbana.
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Fontes de dados         
 
Fontes de dados importantes para a construção de indicadores de educação, ou de instrução da população, no nível nacional (Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios), são as pesquisas domicilires(*) realizadas pelo IBGE: censo demográfico e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD. 

São fontes de dados importantes para a construção dos indicadores de eficiência e qualidade do ensino os Censos Escolares realizados pelo Ministério de Educação - MEC. Ver em http://www.inep.gov.br/.

(*)Pesquisas domiciliares: pesquisas nas quais os informantes são os moradores.
Diferem das pesquisas de estabelecimentos: pesquisas onde os informantes são os estabelecimentos de ensino.


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eficiência do sistema de ensino e rendimento escolar

A eficiência do sistema educacional pode ser examinada através dos indicadores evolução das matrículas, das taxas de aprovação, repetência, de evasão e de distorção série/idade, nos níveis de ensino fundamental e médio.
Entretanto, a combinação da eficiência com equidade em relação à renda, gênero e raça, bem como com a qualidade do ensino, não pode ser ignorada na avaliação da situação presente do sistema educacional.

O rendimento escolar, é o resultado da avaliação do aproveitamento e da apuração da assiduidade alcançada pelo aluno, em função de parâmetros legais, durante ou ao final do período letivo  (Thesauros Brasileiro da Educação/Inep). 
    Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de uma escola e admitido em outra, ou que deixou de frequentar a escola (afastado por abandono).


Periodicidade: Anual Período: 1999-2005
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Definição:

rendimento escolar
Resultado da avaliação do aproveitamento e da apuração da assiduidade alcançada pelo aluno, em função de parâmetros legais, durante ou ao final do período letivo  (Thesauros Brasileiro da Educação/Inep). 

taxa de aprovação
percentual de alunos da matrícula total que, ao final do ano letivo, concluíram, com sucesso, determinada série, apresentando os requisitos mínimos, previstos em lei, de aproveitamento e frequência para cursar, no ano seguinte, a série imediatamente posterior.
TA = [ ( Aprovação)/ ( Aprov + Reprov + Aband)] x 100

ensino fundamental
1.Abrange a faixa etária de 7 a 14 anos e com duração de 8 anos ( da 1a. à 8a. série).
2. É obrigação do Estado garantir a universalidade da educação neste nível de ensino, sendo obrigatório e gratuito na escola pública. 3. De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Base (LDB), o Ensino fundamental tem como objetivos: i) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; ii) a compreensão do meio natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; iii) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; iv) o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O ensino fundamental é presencial, sendo o ensino à distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

ensino médio
Nível de ensino com duração mínima de três anos. Trata-se da etapa final da educação básica. Tem por finalidades: (1) a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (2) a preparação básica para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; (3) o aprimoramento do educando para o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.


Comentário:
Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de uma escola e admitido em outra, o que deixou de frequentar a escola ( afastado por abandono).
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Ocultar/Exibir Fonte:
MEC/INEP/Censo Escolar 1999-2005. EdudataBrasil

Sobre o Censo Escolar:
Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de
informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades:
ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Ver Censo Escolar

Censo Escolar da Educação Básica: alterações metodológicas na coleta de dados.
A partir de 2007, o censo escolar adotou uma nova sistemática de coleta de dados,
que possibilitou a incorporação de novas informações, mas implicou tanto em
modificações de procedimentos quanto em alterações metodológicas e conceituais: passou
a ser coletado por aluno, por docente, escolas e tumas em formulários específicos e
individualizados, de modo a que cada aluno e cada docente possui um código de
identificação (ID). Até 2006, era coletado por estabelecimento de ensino.

Ver comentários sobre as alterações em :
Portal Inep/Informações Estatísticas/Sinopse Estatística/Sinopse do Professor 2007/ Texto_Introdutorio_Sinopse_Professor_2007_11Mai09.pdf




Ocultar/Exibir  Nota   

1 - O não-seriado não entra nos cálculos deste indicador.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística