Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
agropecuária

A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação.
   As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham  periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.


Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).


Ocultar/Exibir Subtema:
características selecionadas (dados censitários)

As variações na metodologia de coleta ( inclusive datas de referência, âmbito dos diversos censos) e nos conceitos das variáveis  ao longo das séries censitárias, exigem cautela na análise comparativa dos dados. A consulta à publicação Estatísticas Históricas do Brasil vol. 3, é imprescindível quando o estudo envolver séries longas, pelo menos com início em 1920, ou 1970,1985.


Periodicidade: Anos de realização do censo Período: 1970-2006
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
-Para definição de Utilização das Terras ver:
Censo Agropecuário - Notas Técnicas




Comentário:
Devem ser analisados com cuidado os dados censitários de 1920 a 1985, relativos à utilização das terras. Primeiro, devido às diferentes datas de referência dos levantamentos e, segundo, por causa das mudanças na especificação de algumas das variáveis. Datas de referências: censos de 1920,1940,1960: 1/9; censo de 1950:1/7; censos de 1970,1980,1985: 31/12. Quanto ao nível de especificação e agregação das variáveis, o Censo de 20 destacou unicamente a área cultivada total e a ocupada por matas. Em 1940, houve mior especificação dos dados, distinguindo-se as áreas de culturas temporárias, de culturas permanentes, de pastagens naturais e de pastagens plantadas. Não foram discirminadas as áreas de matas plantadas. Para as pastagens plantadas ( artificiais)  informou-se, apenas, a área total correspondente a cada Unidade da Federação. O modo de formulação do quesito referente às pastagens, aliás, pode ter levado a um registro deficiente das parcelas relativas às pastagens artificiais. Pelo mesmo motivo, verificou-se deficiência no registro das áreas de lavouras temporárias e das permanentes, em que frequentemente foram computadas áreas de extração vegetal. Já nos Censos de 1950, 1960 e 1970 foram adotados critérios e distribuição idêntica no levantamento da utilização das terras. Os censos de 1975,1980 e 1985, adotaram os mesmos conceitos dos censos de 1950, 1960 e 1970, com exceção das áreas de terras em descanso, que foram bem especificadas e consideradas como: terras habitualmente utilizadas para o plantio de lavouras temporárias, que se encontram em descanso por prazo não superior a 4 anos, em relação ao último ano de sua utilização. (Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. 2 ed. rev. e atual. do v. 3 de Séries estatísticas. Rio de Janeiro : IBGE, 1990).
Tipo de dado:
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE, Censo Agropecuário 1920/2006. Até 1996, dados extraídos de: Estatísticas do Século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1.  0 (zero), ou branco,  indica ausência de dados. Observar as datas de criação dos  estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul.
2. Lavoura permanente somente foi pesquisada a área colhida para os produtos com mais de 50 pés em 31.12.2006. Lavouras permanentes, temporárias e cultivo de flores, inclusive hidroponia e plasticultura, viveiros de mudas, estufas de plantas e casas de vegetação e forrageiras para corte.
3. Decenal até 1970, quinquenal de 1970 a 1985 e decenal a partir de 1985.
4. Para os anos de 1970 até 1996: A categoria Total inclui a área dos estabelecimentos agropecuários em Outras utilizações das terras, Terras produtivas não utilizadas  e Terras inaproveitáveis;
5. Para o ano de 2006: A categoria Total inclui as áreas com tanques, lagos, açudes e/ou águas públicas para aquicultura, construções, benfeitorias e/ou caminhos, terras degradadas e terras inaproveitáveis.
6. Os dados da série histórica disponibilizados nesta tabela são reflexo das publicações disponíveis à época. Especificamente para o ano de 1996, pequenas correções foram feitas após a publicação, o que pode ocasionar uma diferença mínima entre estes e aqueles disponíveis em outras tabelas cujos dados foram tabulados posteriormente à divulgação oficial.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística