Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
agropecuária

A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação.
   As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham  periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.


Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).


Subtema:
produção agrícola municipal (PAM)
Periodicidade: Anual Período: 1990-2016
Ocultar/Exibir Definição

Definição:
culturas (lavouras) permanentes 
Culturas de longo ciclo vegetativo, que permitem colheitas sucessivas, sem necessidade de novo plantio.

área plantada 
Total da área plantada de cada cultura temporária no município, passível de ser colhida (no todo ou em parte), no ano de referência da pesquisa, ou, ainda, ter sido completamente perdida devido a adversidades climáticas, bióticas (pragas e doenças), entre outras causas.

Definições e Comenários da Pesquisa Agrícola Municipal, ver: https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pam/2009/PAM2009_Nota_Tecnica.pdf

Tipo de dado:
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE - Produção Agrícola Municipal
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1 - Os municípios sem informação para pelo menos um produto da lavoura temporária não aparecem nas listas;
2 - A partir do ano de 2001 as quantidades produzidas dos produtos abacate, banana, caqui, figo, goiaba, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, marmelo, pera, pêssego e tangerina passam a ser  expressas em toneladas. Nos anos anteriores eram expressas em mil frutos, com exceção da banana, para a qual era utilizado mil cachos.
3 - Até 2001 café (em coco), a partir de 2002 café (beneficiado ou em grão).
4 - Valores para a categoria Total indisponíveis para a variável Quantidade produzida, pois as unidades de medida diferem para determinados produtos..








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística