Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
agropecuária

A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação.
   As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham  periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.


Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).


Subtema:
rebanhos e produção animal (dados anuais)
Periodicidade: Anual Período: 1974-2014
Ocultar/Exibir Definição

Definição:
bovinos:  bois e vacas
bubalinos : búfalos e búfalas
eqüinos: cavalos e éguas
asininos: jumentos e jumentas
muares: burros e mulas
suínos: porcos e porcas
caprinos: bodes e cabras
ovinos: carneiros e ovelhas

Tipo de dado: Absoluto
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:

IBGE, Pesquisa Pecuária Municipal


Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1 - Os municípios sem informação para pelo menos um efetivo de rebanho não aparecem nas listas.
2 - Efetivos dos rebanhos em 31/12.
3 - Se a seleção da abrangência for UF (Estados), considerar: - Tocantins é desmembrada do Estado de Goiás em 1988, tendo como capital o Município de Palmas, criado pela resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989. - Mato Grosso do Sul, foi criado em 11 de outubro de 1977, data da Lei Complementar n.° 31, criando o Estado do Mato Grosso do Sul e sua respectiva capital a cidade de Campo Grande. - Guarabara ocupou o território da atual cidade do Rio de Janeiro, e foi criado em 1960, com a transferência da capital do País para Brasilia. Em 15 de março de 1975, houve a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro que, juntos, formaram o atual Estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro voltou a ser a capital fluminense.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística