Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
desenvolvimento sustentável - indicadores ambientais e sociais
O termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1980 e foi consagrado em 1987 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), que produziu um relatório considerado básico para a definição desta noção e dos princípios que lhe dão fundamento. Tais princípios estão documentados na Agenda 21, aprovada por mais de 180 países presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Sobre este tema, o banco de dados Séries Estatísticas & Séries Históricas apresenta indicadores selecionados da dimensão ambiental e da dimensão social.

Fontes de dados
O projeto do IBGE Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, tem por objetivo acompanhar a sustentabilidade do padrão de desenvolvimento do país. Seus resultados são anualmente apresentado na publicação  Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), que teve início em 2002.  Num total de 55 , esses indicadores estão agrupados em quatro dimensões: a dimensão ambiental, a dimensão social, a dimensão econômica (indicador 40 a 50) e a dimensão institucional (indicador 51 a 55). 

Definições básicas
1. desenvolvimento sustentável
Processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades atuais e as aspirações futuras. É aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidade. (Relatório Brundtland, 1988. Título em português Nosso futuro comum)
2. indicadores de desenvolvimento sustentável
São instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Criar esses indicadores constitui um dos desafios da construção do desenvolvimento sustentável.
3. indicadores
Indicadores são ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associadas através de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem.

Ocultar/Exibir Subtema:
dimensão ambiental
A dimensão ambiental dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável diz respeito ao uso dos recursos naturais e à degradação ambiental, e está relacionada aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, considerados fundamentais ao benefício das gerações futuras.
Estas questões aparecem organizadas nos temas atmosfera; terra; água doce; oceanos, mares e áreas costeiras; de biodiversidade e saneamento.

O tema saneamento foi adicionado à lista original da CDS e reúne os indicadores relacionados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destino de lixo, os quais igualmente expressam pressões sobre os recursos naturais e envolvem questões pertinentes à política ambiental, além de terem forte influência na saúde e na qualidade de vida da população. Este tema é um bom exemplo da interpenetração das dimensões quando se toma como paradigma o Desenvolvimento Sustentável, cabendo seu enquadramento e análise também nas dimensões social, econômica e institucional.

Os temas ambientais são mais recentes e não contam com uma larga tradição de produção de estatísticas. Isto resulta numa menor disponibilidade de informações para a construção dos indicadores requeridos para uma abordagem mais completa. Por esta razão, permanecem algumas lacunas importantes entre as quais destacam-se o uso da água, a erosão e a perda de solo.

Mais informações sobre a dimensão ambiental dos IDS, ver
a publicação do IBGE Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), Brasil 2010, 4a. Edição.

Periodicidade: Irregular Período: 1970-2006
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
1. terras em uso agrossilvipastoril
São terras disponíveis para a produção agrícola, pecuária e silvicultura em um determinado território. Para os anos em que não é realizado o Censo Agropecuário, são disponibilizadas apenas as informações da Produção Agrícola Municipal ( PAM), que compreendem tanto as lavouras temporárias quanto as lavouras permanentes.

 2.  Este indicador, em relação a PAM,  é composto pela razão, expressa em termos percentuais, entre o total de terras em uso com as lavouras e as áreas totais dos territórios considerados. Já em relação ao Censo Agropecuario, o indicador é composto pelas razões, expressas em termos percentuais, entre o total de terras em uso agrossilvipastoril dos estabecimentos agropecuarios e a área total dos territorios considerados.

* A PAM computa a área plantada, em cada município, de mais de 60 produtos de lavouras temporárias e permanentes, incluindo cereais, leguminosas e oleaginosas. Entre elas, estão os principais cultivos comerciais e de subsistência, embora nem todas as culturas sejam abrangidas. A pesquisa, realizada anualmente, permite avaliar a evolução do uso agrícola das terras no Brasil.


Comentário:
Os dados do censo agropecuário, complentados pelos resultados da PAM, mostram um contínuo crescimento da área plantada das principais culturas nos últimos 17 anos. Isto reflete a perda de áreas de pastagem para as lavouras, observando-se uma crescente pressão por expansão da fronteira agrícola sobre os cerrados e florestas do centro e norte do país. Esse movimento ocorre, principalmente, a partir do ano 2000, com a ocupação dessas áreas pela cultura da soja.
Cabe ressaltar que entre as culturas que mais se expandiram nos últimos tempos está a cana-de-açúcar, incentivada, tanto pela demanda da indústria de automóveis quanto pelo intuito de diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa. No ano de 2008, o milho (em grão) representou 40,5% da produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, posicionando-se logo após a soja, principal produto nacional.

Utilidade do indicador:
O acompanhamento deste indicador ao longo do tempo mostrará as variações da pressão sobre o recurso solo, e as crescentes disputas entre os diferentes tipos de uso deste recurso.
Tipo de dado: Relativo
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
Produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, oriundas das informações da pesquisa Censo Agropecuário.


Ocultar/Exibir  Nota   

Para o ano de 2006:
1 - Nas lavouras permanentes, somente foi pesquisada a área colhida dos produtos com mais de 50 pés em 31.12.2006.
2 - Lavouras temporárias e cultivo de flores inclusive hidroponia e plasticultura, viveiros de mudas, estufas de plantas e casas de vegetação e forrageiras para corte. Para efeito de comparação entre 2006 e os demais anos de realização do Censo Agropecuário, as área com lavouras temporárias em descanso (disponível em http://biblioteca.ibge.gov.br), devem ser somadas às áreas com lavouras temporárias em utilização, pois no Censo Agropecuário 2006 as áreas com lavouras temporárias em descanso foram incluídas entre as áreas com lavouras temporárias.     
3 - Pastagens plantadas, degradadas por manejo inadequado ou por falta de conservação, e em boas condições, incluindo aquelas em processo de recuperação.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística