Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
população e demografia

No estudo de população os componentes demográficos de migração, fecundidade, mortalidade e expectativa de vida ao nascer estão associadas entre si e às características de tamanho populacional, de distribuição territorial e situação de domicílio rural/urbana, de composição por sexo e idade e de característica de cor ou raça.  A força e a direção positiva ou negativa da associação varia de acordo com o espaço geográfico e o período de tempo considerados, com o nível de desenvolvimento socioeconômico da sociedade e seus padrões culturais.

Ver sobre isto Nelson do Valle e Silva e Ma. Ligia de O. Barbosa, População e Estatísticas Vitais, In Rio de Janeiro, Estatísticas do Século XX. IBGE 2003: 31-56; Celso C.S.Simões, A dinâmica demográfica brasileira e os impactos nas políticas públicas, In Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil. Estudos & Pesquisas n.25. Informações Demográficas e Socioeconômica. IBGE 2009: 23-40.

Fontes de dados demográficos no IBGE

No Brasil, as principais fontes de dados demográficos são de responsabilidade do IBGE. Em sua já razoavelmente longa história, o IBGE elaborou e produziu um conjunto de pesquisas bastante significativo no que diz respeito à oferta de informações sobre as diversas características demográficas e socioeconômicas da população brasileira ( L.A.P.Oliveria e C.C.daS.Simões, 2005). Dentre essas pesquisas, o censo demográfico, eixo de referência para todas as demais e a Pesquisa por Amostra de Domicílio (PNAD), além da coordenação do Sistema de Estatísticas do Registro Civil .

- O censo demográfico:  é o principal instrumento para a obtenção de dados sobre a população, principalmente, e em virtude de suas  características de universalidade, respaldo legal, periodicidade definida e simultâneidade ( período de referência para toda a pesquisa).

- Registro Civil: diferentemente do censo demográfico, que consiste no levantamento de dados sobre todos os indivíduos de uma população em momentos preestabelecidos, o registro civil visa acompanhar as ocorrências de eventos que modificam o tamanho ou a composição da população ao longo do tempo. A unidade de enumeração do registro civil, portanto, é o evento demográfico, enquanto a unidade de enumeração do censo é o indivíduo (Halph Harkket, 1996).

- PNAD: na categoria de levantamentos especiais, a PNAD surgiu da necessidade de acompanhamento das características da população com bases mais atualizadas do que o censo demográfico. Contém apenas um número relativamente limitado de dados sobre cada pessoa e, para conseguir informação mais detalhada sobre áreas diversas, a PNAD realiza levantamentos suplementares, tais como nos campos da saúde, emprego, migração, fecundidade e nupcialidade, trabalho infantil, aspectos complementares da educação, acesso à Internet, dentre outras.


Ver sobre este tema Fontes de dados demográficos: 
Ralph Harkket, Fontes de Dados Demográficos, Belo Horizonte, NEPO, 1996.
Luiz Antonio Pinto de Oliveira; Celso Cardoso da Silva Simões, O IBGE e as pesquisas populacionais, Rev. bras. estud.popul. vol 22 no.2 São Paulo jul/dec, 2005.
Nelson do Vale e Silva e Ma. Ligia O. Barbosa: População e Estatísticas Vitais, In Estatísticas do Século XX pp. 31-56. ; Celso C.S.Simões, A dinâmica demográfica brasileira e os impactos nas políticas públicas In Estudos & Pesquisas n.25. Informações Demográficas e Socioeconômica. IBGE, 2009.


Subtema:
população e território
Periodicidade: Decenal Período: 1950-2010
Ocultar/Exibir Definição e comentário

Definição:
município
Município constitui  unidade autônoma de menor hierarquia na organização político-administrativa do País.

cidade
Localidade de mesmo nome do município a que pertence (sede municipal) e onde está sediada a respectiva prefeitura. 

Sinopse Preliminar do Censo Demográfico 2000
Sinopse Preliminar do Censo Demográfico 2010

- população presente
População de fato, constituída pelos moradores presentes e não moradores presentes.

Nos censos demográficos de 1960 e 1970, a condição de presença dos informantes no domicílio recenseado, foi classificada em relação às seguintes situações:
a) moradores presentes (pessoas moradoras no domicílio e presentes na data do censo)
b) moradores ausentes (pessoas moradoras que na data de referência se encontravam temporariamente afastadas de seus domicílios por motivo de viagens, internação em colégios, hospitais etc., ou detenção sem sentença definitiva); 
c) não moradores presentes (pessoas não moradoras do domicílio e que ali se encontravam na data de referência do censo.

população residente
- População de direito, constituída pelos moradores presentes e moradores ausentes (por período não superior a 12 meses) na data do censo. 


Comentário:
Até 1920, os censos brasileiros cobriam a população presente nos domicílios, sem inquirir sobre a condição de residente ou não. De 1940 em diante, faz-se a diferenciação entre morador presente e residente ( Estatísticas históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demgráficas e Sociais, 1550 a 1988. 2a. ed.rev. e atual. v. 3. Rio de Janeiro : IBGE,1990). Desde o censo demográfico de 1960 e 1970, a condição de presença dos informantes no domicílio recenseado vem sendo classificada em moradores presentes; moradores ausentes; não moradores presentes .
Tipo de dado: Absoluto
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE, Censo demográfico 1950/2010
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1 - De 1940 até 1970: População presente.
2 - De 1980 até 2010: População residente
3 - Para 2000: Os dados são da Sinopse Preliminar.
4 - Para 2010: Os dados são da Sinopse - dados definitvos
5 - Para 1950 e 1960: Os dados referentes ao Brasil e à região Sudeste incluem a população da região de Serra dos Aimorés, área de litigio entre Minas Gerais e Espírito Santo;
6 - Os dados referentes à unidade da federação Pernambuco, referentes aos anos 1950, 1960, 1970 e 1980, incluem os do território federal de Fernando de Noronha;
7 - Os dados referentes à unidade da federação Pernambuco, a partir de 1991, incluem os do distrito estadual de Fernando de Noronha, criado em 06.10.1988;
8 - Para 1950 e 1960: Os dados para a unidade da federação Minas Gerais incluem a população recenseada na parte da Serra dos Aimorés anexada à unidade da federação Minas Gerais;
9 - Para 1950 e 1960: Os dados para a unidade da federação Espírito Santo incluem a população recenseada na parte da Serra dos Aimorés anexada à unidade da federação Espírito Santo;
10 - Até 1970: Os dados referentes à unidade da federação Rio de Janeiro incluem os da antiga Guanabara;
11 - A unidade da federação Tocantins foi criada em obediência à Constituição Federal de 1988. Os dados populacionais referentes ao novo estado, para os Censos de 1950 a 1980, foram desmembrados da unidade da federação de origem, neste caso Goiás;
12 - A unidade da federação Mato Grosso do Sul foi criada através da Lei Complementar Nº 31, de 11 de outubro de 1977, e sua instalação em 1º de janeiro de 1979. Para os Censos de 1950 a 1970, seus dados populacionais foram desmembrados da unidade da federação de origem, neste caso Mato Grosso.








IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística