Neste canal são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE. Os dados podem ser consultados online através de tabelas, gráficos e mapas temáticos ou baixados para análise posterior.

Ocultar/Exibir Tema:
agropecuária

A produção agropecuária brasileira tem um papel relevante para o país, tendo em vista a sua importância para o abastecimento interno, no desdobramento de atividades agroindustriais e comerciais, na sua contribuição à estabilidade dos preços e na formação das receitas de exportação.
   As estatístias agropecuárias são compostas, basicamente, de dois tipos de inquéritos: censitários e contínuos. Os primeiros que até 1970, tinham  periodicidade quinquenal e, desde então, periodicidade decenal, visam colher informações para o universo dos estabelecimentos agropecuários, relativos às condições de realização da produção. Neste tipo de inquérito são levantados dados sobre a organização da atividade, tais como o número e área de estabelecimentos, pessoal ocupado, utilização de terras, dentre outros. Os inquéritos contínuos visam o acompanhamento anual de variáveis básicas relacionadas com a atividade, tais como produção, área explorada, preços pagos e recebidos, consumo de insumos modernos, comércio exterior, dentre outros.


Ver Silva, Jairo A. Rocha, S., Costa Iraci del N.: Agropecuária. In IBGE, Estatísticas Históricas do Brasil. Séries Econômicas, Demográficas e Sociais 1550 a 1988. 2a. Edição, 1990).


Ocultar/Exibir Subtema:
produção vegetal e animal (dados censitários)

As variações na metodologia de coleta ( inclusive datas de referência, âmbito dos diversos censos) e nos conceitos das variáveis  ao longo das séries censitárias, exigem cautela na análise comparativa dos dados. A consulta à publicação Estatísticas Históricas do Brasil vol. 3, é imprescindível quando o estudo envolver séries longas, pelo menos com início em 1920, ou 1970,1985.


Periodicidade: Anos de realização do censo Período: 1970-2006
Tipo de dado: Absoluto
Abrangência Geográfica: Unidade Territorial: Localidade:

Fonte:
IBGE, Censo Agropecuário 1920/1996. Até 1996, dados extraídos de: Estatísticas do Século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
Consulte os metadados

Ocultar/Exibir  Nota   

1. Nem todos os produtos são, ou foram, produzidos em todos os Estados por todo o período. Nesses casos, a tabela em números absolutos apresentará 0 (zero) - ausência de dados.
2. Observar as datas de criação dos  estados seguintes:
- Tocantins ( desmembrado do Estado de Goiás em 1988, tendo como capital o Município de Palmas, criado pela resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989); 
- Mato Grosso do Sul (criado em  11 de outubro de 1977, data da  Lei Complementar n.° 31,  criando o Estado do Mato Grosso do Sul e sua respectiva capital a cidade de Campo Grande) e
- a extinção do Estado da Guanabara ocupou o território da atual cidade do Rio de Janeiro, e foi criado em 1960, com a transferência da capital do País para Brasilia. Em 15 de março de 1975, houve a fusão do Estado da Guanabara  com o Estado do Rio de Janeiro que, juntos, formaram o atual Estado do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro voltou  a ser a capital fluminense.);
3. Decenal até 1970, quinquenal de 1970 a 1985 e decenal a partir de 1985.
4. Os dados da série histórica disponibilizados nesta tabela são reflexo das publicações disponíveis à época. Especificamente para o ano de 1996, pequenas correções foram feitas após a publicação, o que pode ocasionar uma diferença mínima entre estes e aqueles disponíveis em outras tabelas cujos dados foram tabulados posteriormente à divulgação oficial.
5. Nos censos  de 1920 até 1996 foi levantada a produção de café em coco; no censo de 2006 foi levantada a produção de café em grão.
6. A produção de laranja em frutos dos censos de 1940 até 1996 foi transformada em quilogramas  utilizando-se o fator 0.2.






IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística